sexta-feira, 8 de abril de 2011

APRENDENDO A ANDAR NO CAMINHO

APRENDENDO A ANDAR NO CAMINHO
Hb 10 14-21 NVI (Nova Versão Internacional)

14 porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.
15 O Espírito Santo também nos testifica a este respeito. Primeiro ele diz:
16 "Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes";
17 e acrescenta: "Dos seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais".
18 Onde essas coisas foram perdoadas, não há mais necessidade de sacrifício pelo pecado.
19 Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,
20 por um novo e vivo caminho que ele nos INAUGUROU por meio do véu, isto é, do seu corpo.
21 Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.

Introdução: O SENHOR NOS INAUGUROU UM CAMINHO PARA QUE POSSAMOS ANDAR!
Andar não é algo teórico e sim prático. Para andar eu preciso colocar músculos em movimento, todo o meu corpo precisa sair da inércia (paralisia). É tempo de Andar no que Deus quer, pois Ele não gosta de nada parado.

O SENHOR JESUS É O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO e também é o sacerdote da casa de Deus. Ou seja, Ele mesmo se entregou como sacrifício único para que todos antes e depois dEle pudessem ter a oportunidade de chegar ao Pai através de seu sangue. E o dia da sua paixão é marcado por um caminho de morte do Getsemani até ao Calvário.
O caminho de morte de Cristo nos inaugurou um Caminho de Vida! Glória a Deus
Vamos entender melhor como sair do caminho de morte e entrar no Caminho de Vida. Mas, que caminho é esse? Yeshua é o Caminho
João 14 : 6
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Para estar nesse caminho eu preciso:
1)      Andar na Dependência de Deus
a.       O problema do homem foi desejar a independência de Deus quando essa decisão foi estabelecida um novo caminho de morte através do pecado levou a transgressão de todos na semelhança de Adão.  Rm 5.14 / Rm 3.23



2)      Parar? Só para se arrepender
a.       Para estar nesse caminho eu preciso arrependimento, quebrantamento constantes para que não venha a me desviar para direita ou para a esquerda.
b.      Eu preciso aprender a reconhecer o caminho que tenho trilhado
c.       Ninguém pode chegar no lugar certo tomando a rota errada.
d.      Se estou indo para o lugar errado e eu reconheço isso só há um jeito: eu preciso refazer minha caminhada através do ARREPENDIMENTO.
e.      ARREPENDIMENTO É : mudança de atitude!
f.        Eu preciso confiar no perdão de Deus. Se eu estou no Caminho Novo eu estou na Nova Aliança do Sangue de Cristo e debaixo do sangue o Senhor me cobre de misericórdia e perdão (v.17)

3)      Andar em Obediência à vontade do Pai
a.       Eu preciso entender que o caminho é obediência ao Pai. Para cumprir a vontade de Deus eu preciso me tornar obediente em tudo assim como JESUS.
b.      A obediência aos princípios é a nova rota estabelecida por Deus para resgate da vida através de JESUS.

4)      Andar em CONFIANÇA PARA IR ALÉM
a.       Se você já conhece o caminho do SENHOR, ou ainda está parado a beira do caminho é hora de andar além das circunstâncias
b.      Existem pessoas que vivem buscando a Deus e não o encontram pois nunca chegam a ter confiança para ir além pois alguns dos estágios anteriores (dependência, arrependimento, obediência) não foram cumpridos. Vira uma busca sem caminho. E não há possibilidade de achar o Pai sem passar pelo Caminho.

5)      Continuar a Andar em perseverança de fé
a.     "Mas o justo viverá da ; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele."  (Hebreus 10 : 38)
b.      mas aquele que perseverar até o fim será salvo.Mateus 24:13
c.       Começar é para todos, continuar é para valentes, mas terminar é só para vencedores.

Conclusão: Alguém talvez pode estar pensando: - Caminhar sem nunca jamais parar? E se eu me cansar ?  resposta: "Mas os que esperam no SENHOR  renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."  (Isaías 40 : 31)
O Senhor te confirma a caminhada:

SALMOS 37:23  Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e deleita-se no seu caminho24  Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão.
É hora de sair da inércia espiritual, e se você está andando é tempo de rever a rota. Se caiu? O Senhor te sustém com a sua mão! Oh glória !

PERGUNTAS:
Você tem andado na dependência de Deus ? ou tem sido uma pessoa com um comportamento de autosuficiência? (Ex.: não devolve o dízimo, não acredita que precisa conhecer mais de Deus, etc)
Você tem parado para se arrepender dos seus pecados ou você tem levado a vida arrumando argumentos para comete-los?
Você tem sido obediênte às autoridades, pais, pastores, líderes e a Deus? Ou você acredita que precisa obedecer somente a Deus?
Você tem tido confiança e fé para romper as circunstâncias ou cada luta te paralisa no caminho?

(ao preletor: orar por salvação, arrependimento de pecados e por pessoas desanimadas e desviadas da fé)
É hora de uma avaliação. É tempo de pedir que o Senhor estenda a sua mão e nos coloque no caminho da nossa promessa.

Pr. Cassius Marcello 

Nenhum comentário:

Postar um comentário